RQVC na Rede: Saiba mais sobre a culinária goiana

Cesta de Melancia com Creme de Hortelã, novidade do Chef Carlos Pinheiro para o verão

Você sabia que da exuberante natureza do Cerrado é possível obter pratos deliciosos que agradam aos paladares mais exigentes ? Essa é a culinária goiana, em que faz uso dos frutos da região para elaborar pratos com sabores marcantes. Frutos típicos desse estado na Região Centro-Oeste do Brasil, como pequi, baru, jatobá e guariroba são a principal base dos pratos de sua culinária. Isso se deve por causa da miscigenação de Índios goyases, com bandeirantes paulistas na rota do ouro, descobridores portugueses, migrantes de estados do nordeste e vizinhos mineiros que foram atraídos pela inauguração da capital federal.

Com toda essa mistura de culturas, é natural a grande diversidade gastronômica da culinária goiana. Dentre os frutos do Cerrado usados na culinária local, o pequi é o mais popular. Fruto rico em vitaminas A e C, pode ser preparado das mais diversas maneiras: no leite, frango, arroz, ou até mesmo como um licor, famoso em todo o Brasil. O pequi possui um formato arredondado, com tamanho equivalente a uma laranja pequena, com polpa intensamente amarela e casca na cor verde-amarelada.

Levemente adocicado e perfumado, o pequi atrai a criatividade de muitos chefs de cozinha internacional, como Carlos Pinheiro, responsável por elaborar o menu oferecido no Rio Quente Resorts. Pinheiro costuma apresentar suas saborosas receitas em seu blog.

Todas as receitas são muito simples de fazer, como esta que passamos a seguir: o peito de chester com abobrinha e frutos do Cerrado, muito apreciado pelos hóspedes de um dos melhores complexos turísticos do Brasil.

Medalhão de chester com abobrinha e frutos do Cerrado

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: